Base de dados de boas práticas e ferramentas para a criação de perfis

Esta base de dados contém uma coleção de boas práticas e ferramentas para compreender os antecedentes, as necessidades e as competências dos aprendentes e educadores que permitem às organizações educativas identificar a diversidade existente (de educadores e aprendentes) nos cursos para compreender o seu potencial. Pode utilizar os controlos de pesquisa para procurar por título, descrição, hashtags, etc. Também pode ordenar os resultados pelo campo que preferir, por ordem ascendente ou descendente.


Title: Femeco – Pequenos-almoços formativos
Target(s): Learners
Description of the target(s):

Mulheres empreendedoras em diferentes áreas

Profiling method: Pequeno-almoço formativo (encontros)
Information collected: Expectativas; Objetivos; Desejos; Necessidades de formação; Competências profissionais e pessoais; Experiência profissional
Description:

Esta boa prática, desenvolvida pela Cooperativa Cramars em Itália, surge de um projeto financiado de igualdade de oportunidades, cujo objetivo foi reunir grupos de mulheres adultas orientadas para o empreendedorismo, para fomentar a colaboração mútua, criar ligações e parcerias criativas a longo prazo, como motores da igualdade de género e coesão social, e inspirar as participantes a promover mudanças nas áreas das artes, cultura, turismo e desenvolvimento sustentável.

Este objetivo foi alcançado através da organização de um sistema de pequenos-almoços formativos realizados a nível local, nacional e comunitário, envolvendo participantes femininas em encontros destinados a transferir competências específicas de criatividade e pensamento criativo, bem como a partilhar desafios e opiniões.

Desde o primeiro encontro, o formato informal, os problemas comuns, o desejo de troca e mudança permitiram uma abertura fácil e recíproca, que possibilitou aos organizadores recolher dados sensíveis relativos a expectativas, objetivos, esperanças, necessidades de ajuda e apoio, necessidade de partilha e definição de necessidades comuns de formação (ainda que de forma breve), permitindo ao centro de formação focar a formação nos temas solicitados.

Este processo visava promover a participação ativa e o empoderamento das mulheres, criando uma comunidade de prática que incentivasse o apoio a causas próximas dos seus interesses e um ambiente de suporte, onde poderiam beneficiar da aprendizagem informal e do mentoring entre pares, para também desenvolver novos projetos ou ideias de negócio para a mudança social.

Para além dos pequenos-almoços formativos presenciais, foi implementada uma plataforma de troca online que permitiu ao grupo de mulheres formado ativar oportunidades de networking e partilhar conhecimentos e experiências.

A prática é escalável para diferentes áreas geográficas, conteúdos formativos e grupos-alvo.

Esta boa prática aborda a diversidade baseada no género.

Attachment:
More information: https://www.coopcramars.it/blog/corso/sviluppo-femeco-business-al-femminile-transfrontaliero/
Tags: