O programa foi desenvolvido na Áustria (Graz) pela “Genderwerkstätte” (uma rede de especialistas de diferentes áreas que trabalham com género e diversidade). Consiste em vários seminários que ensinam princípios teóricos centrais nas áreas de género, diversidade e interseccionalidade.
Trata-se de um programa de formação contínua pago, composto por vários workshops, seminários ou cursos de qualificação profissional para formadores e educadores no ensino de adultos que lidam com contextos diversos. O público-alvo do programa são pessoas interessadas, especialistas atuais e futuros, que trabalham ou pretendem trabalhar em áreas como educação de adultos, universidade, investigação, políticas de emprego, comunicação social, serviço social, género e diversidade, e igualdade de oportunidades.
A recolha de informações sobre os formadores que frequentam o curso inclui dados genéricos sobre o seu percurso: informação biográfica, escolaridade e formação, com especial enfoque na experiência profissional anterior, competências e qualificações na área da formação e educação.
Os métodos de recolha de informação sobre os participantes incluem grupos de discussão e reflexão (para analisar conhecimentos prévios, novos conhecimentos adquiridos no programa e a aplicação desses conhecimentos em diferentes áreas de atuação), aprendizagem autónoma, sensibilização, apresentações e trabalhos práticos (realizados individualmente ou em grupo). O objetivo é a utilização e transferência dos conteúdos do programa para a área profissional e de especialização dos participantes. Os resultados dos trabalhos práticos são apresentados e discutidos durante o ciclo de seminários.
Esta boa prática (Good Practice – GP) aborda os seguintes tipos de diversidade, em linha com as prioridades do programa Erasmus+:
A transferência desta boa prática para outros contextos em organizações de educação de adultos é considerada muito elevada. |