Base de dados de boas práticas e ferramentas para a criação de perfis

Esta base de dados contém uma coleção de boas práticas e ferramentas para compreender os antecedentes, as necessidades e as competências dos aprendentes e educadores que permitem às organizações educativas identificar a diversidade existente (de educadores e aprendentes) nos cursos para compreender o seu potencial. Pode utilizar os controlos de pesquisa para procurar por título, descrição, hashtags, etc. Também pode ordenar os resultados pelo campo que preferir, por ordem ascendente ou descendente.


Title: Metodologias de Aprendizagem Adaptativa para Grupos Diversificados de Estudantes
Target(s): Learners
Description of the target(s):

Estudantes entre os 16 e mais de 50 anos, com diferentes origens culturais, nacionalidades e Necessidades Educativas Especiais (NEE)

Profiling method: Abordagem flexível com várias metodologias de aprendizagem ativa (para se adaptar às necessidades e características de cada grupo de aprendentes)
Information collected: Necessidades individuais de cada estudante – Composição geral do grupo (idade, origem cultural, nacionalidade, Necessidades Educativas Especiais - NEE, etc.)
Description:

O pessoal educativo do Centro de Formação Profissional La Blanca Paloma, em La Zubia (Granada, Espanha), implementa diariamente Metodologias de Aprendizagem Ativa adaptadas à composição única de cada grupo de estudantes (com idades que vão dos 16 aos 50+), tendo em conta a diversidade de idade, origem cultural, nacionalidade e Necessidades Educativas Especiais (NEE).

Os educadores utilizam métodos pedagógicos variados, como aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida e gamificação, adaptando-se às necessidades específicas e à composição de cada grupo.

A recolha de informação sobre os estudantes é realizada através de uma avaliação detalhada, tanto ao nível individual como ao nível global do grupo, por parte da equipa educativa.

Esta boa prática (Good Practice – GP) aborda os seguintes tipos de diversidade, em linha com as prioridades do programa Erasmus+:

  • Aprendentes com deficiência;

  • Barreiras ligadas à discriminação;

  • Problemas de saúde;

  • Barreiras à educação;

  • Diferenças culturais;

  • Barreiras sociais e/ou económicas;

  • Barreiras geográficas.

Esta boa prática é altamente adaptável a vários contextos educativos que envolvam populações estudantis diversas.

Attachment:
More information: Google search of "Active Learning Methodologies"
Tags: