| Summary: |
A Boa Prática descrita corresponde a um cenário educativo dirigido ao 3.º ano do ensino básico, podendo também ser utilizado numa turma de integração. Está integrada na disciplina de Língua Grega, mas pode igualmente ser aplicada no ensino de competências sociais.
Os tópicos abordados no cenário educativo incluem a leitura de um excerto de uma obra literária em articulação com as quatro competências linguísticas: compreensão oral e auditiva, produção oral, leitura e compreensão, e produção escrita.
Propõe-se que o processo educativo seja desenvolvido através de estações de aprendizagem, sendo que cada estação apresenta o livro O Principezinho de uma forma narrativa diferente (livro, narração áudio, animação, dramatização, canção e poemas), permitindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar na leitura da obra (textos narrativos multimodais).
Os objetivos da Boa Prática são que os aprendentes possam:
-
desenvolver competências linguísticas e de comunicação,
-
aperfeiçoar capacidades de compreensão e análise,
-
fomentar competências sociais e de colaboração.
O educador organiza a sala de aula em diferentes áreas de atividade, de acordo com os interesses e as necessidades dos alunos.
O objeto central de estudo é a obra literária O Principezinho. Cada estação de aprendizagem apresenta o livro, mas também uma forma narrativa diferente de o explorar. No total, existem cinco estações de aprendizagem, tantas quantos os grupos de alunos.
Através deste modelo, os alunos têm a oportunidade, individualmente ou em grupo, de ler e ouvir um excerto do livro, de modo a estudá-lo, compreendê-lo e registar algumas frases que lhes causaram maior impressão. A gradação dos conteúdos e dos materiais de ensino visa aumentar a participação ativa de todos os estudantes.
As etapas a seguir incluem:
-
ensino da obra O Principezinho através da instrução diferenciada e de estações de aprendizagem, discussão em torno do tema da amizade e brainstorming;
-
escuta do texto, ficha de apoio com questões de compreensão, discussão em grupo e apresentação à turma;
-
questões de compreensão da leitura, atividades de vocabulário, utilização de dicionário eletrónico, recurso a novas tecnologias para compreender a utilização do vocabulário em contexto;
-
jogo de dramatização (role-play) e avaliação.
Transferibilidade da Boa Prática:
A prática descrita pode ser transferida para diferentes contextos.
-
Adaptações metodológicas: utilizar estações de aprendizagem com técnicas narrativas multimodais adequadas a aprendentes adultos ou a diferentes conteúdos educativos, selecionando textos apropriados.
-
Adaptações do ambiente: modificar para contextos não formais ou digitais, ajustando materiais, horários e estratégias de envolvimento, proporcionando maior escolha e autonomia aos participantes.
-
Adaptações culturais: adequar textos e materiais ao contexto cultural dos aprendentes, utilizando exemplos e referências relevantes para aumentar o envolvimento e a compreensão.
-
Adaptações ao tamanho da turma: ajustar o cenário a diferentes dimensões de turma, de modo a garantir a participação plena de todos os alunos.
|
| Space requisites: |
A sala de aula onde terá lugar o cenário educativo deve dispor de um quadro interativo, computadores de secretária ou portáteis, colunas, um projetor, possibilidade de ligação à sala de aula virtual (e-class) através da internet e um quadro branco.
Além disso, a sala deve permitir a implementação do processo educativo com múltiplas estações de aprendizagem, sendo que cada estação apresenta o livro O Principezinho de uma forma narrativa diferente.
|
| Resources needed: |
Os recursos necessários para a implementação da Boa Prática proposta são: uma sala de aula adequada para a utilização do método de diferentes estações de aprendizagem, o livro literário O Principezinho, um quadro interativo, um computador ou portátil, colunas, um projetor, ligação à e-class e à internet, fichas de trabalho, um quadro branco e materiais em papel.
|