| Good Practice Mission: |
As crianças surdas, inicialmente educadas em Língua Gestual (LG), geralmente interrompem os seus estudos ao nível do ensino básico, devido ao reduzido número de intérpretes de LG disponíveis, o que torna muitas vezes impossível a sua inclusão no sistema educativo regular. O CAT-SL tem como objetivo complementar as sessões de prática de aquisição da Língua Gestual já existentes nos currículos, através da introdução de exercícios automatizados que os alunos realizam e que o sistema avalia automaticamente. |
| Specific goals of the GP: |
Currículos relacionados nos cursos de Língua Gestual, em conformidade com os padrões europeus no ensino básico e no ensino superior.
A comunidade deve adotar e apoiar a tecnologia relacionada e incentivar novos desenvolvimentos com recurso a padrões abertos.
|
| Summary: |
O projeto CAT-SL tem como objetivo desenvolver e implementar um sistema inovador e acessível para o ensino interativo da Língua Gestual (LG). O projeto centra-se em duas áreas-chave:
-
Desenvolvimento Tecnológico: Os investigadores construíram a infraestrutura do CAT-SL com base em padrões abertos, permitindo a sua utilização em quatro Institutos de Ensino Superior e numa escola primária.
-
Currículo e Formação: O projeto desenvolveu currículos e guias de ensino especificamente concebidos para o sistema CAT-SL. Estes recursos estão disponíveis para, pelo menos, dois cursos multilíngues na Grécia, Chipre, Portugal e Países Baixos.
O processo inclui:
O curso foi concebido para ser utilizado como parte de um currículo universitário e integrará o sistema ECTS. É composto por 36 unidades e 13 aulas, que abrangem temas que vão desde os elementos fundamentais até aspetos mais complexos da Língua Gestual. As aulas 6 e 13 são de revisão, baseadas no material já lecionado.
-
Aula 1: Alfabeto gestual, configurações manuais, vocabulário básico de comunicação, vocabulário da família.
-
Aula 2: Vocabulário de números, vocabulário de tempo/horas, vocabulário de cores.
-
Aula 3: Vocabulário de calendário/dias, vocabulário de tempo-estações-meses, vocabulário de linha temporal.
-
Aula 4: Vocabulário de roupas, vocabulário de comida e bebidas 1, vocabulário de pronomes pessoais.
-
Aula 5: Vocabulário de sentimentos, vocabulário da casa, vocabulário de pronomes possessivos.
-
Aula 6: Unidade de revisão.
-
Aula 7: Vocabulário de direções, vocabulário de tempo-24 horas, vocabulário de pronomes interrogativos.
-
Aula 8: Vocabulário de trânsito, vocabulário de profissões/carreira 1, vocabulário de negação.
-
Aula 9: Vocabulário de estações meteorológicas, vocabulário de revisão de tempo.
-
Aula 10: Vocabulário de comida e bebidas 2, vocabulário de profissões/carreira 2, vocabulário de verbos.
-
Aula 11: Vocabulário de animais, vocabulário de geografia/paisagem.
-
Aula 12: Vocabulário de escola/estudo.
-
Aula 13: Unidade de revisão.
Requisitos para a transferibilidade da prática:
Dado o duplo desenho do curso, que serve tanto adultos como alunos mais jovens, os níveis de proficiência-alvo são adaptados à idade e ao contexto educativo dos formandos.
-
Para aprendentes adultos e estudantes do ensino superior, o nível A1 abrange um currículo mais abrangente, incluindo aspetos teóricos da Língua Gestual, a sua gramática e uma introdução à cultura surda.
-
Para alunos do ensino básico ou secundário, o nível A1 é apresentado de forma mais acessível e interativa, com foco no vocabulário e em competências comunicativas básicas.
|
| Space requisites: |
O espaço deve, obrigatoriamente, dispor de um computador com especificações adequadas (por exemplo, acesso à Internet, câmara e controladores atualizados).
|
| Obstacles revealed?: |
As insuficiências dos conjuntos de dados de Língua Gestual disponíveis publicamente limitam a robustez e a capacidade de generalização dos sistemas treinados com base neles.
A compreensão da representação exige experiência com a cultura e as línguas surdas, algo que geralmente falta nas populações que impulsionam os avanços na visão computacional.
As aplicações simples de metodologias de Tradução Automática (MT) e de Processamento de Linguagem Natural (NLP) ou não conseguem captar alguns aspetos das línguas gestuais, ou simplesmente não funcionam.
O desenvolvimento de avatares enfrenta diversos desafios técnicos, nomeadamente na criação de avatares que sejam aceitáveis para os utilizadores surdos.
|